domingo, 20 de maio de 2012

A importância da Literatura

A literatura, antes de toda sua importância social, comunicativa é a arte das letras, que nos permite a ter contato com experiencias vividas sem precisar reviver: na poesia, num conto sobre uma época, um povo. E até mesmo com realidades que não existem, além da imaginação de quem criou, e depois na de quem ler, então quando lemos, associamos emoções diminuindo as dificuldades diárias humanas. O autor manipula literalmente as palavras para que elas produzam na mente de quem ler imagens existentes até então, de sua própria ideia.
Coma  a literatura adquirimos conhecimento sobre os vários modos de cultura, pensamento e formas de viver, o que nos auxilia a compreender o mundo e as pessoas em volta. Aprendemos a nos comunicar melhor, melhorando a fala e a escrita, nos tornando mais flexíveis nessas situações. Até mesmo pensando e chegando a conclusões mais rapidamente. Nos estimula a formação de opinião própria, quando nos faz questionar, os ideais do autor.
Contribui psicologicamente, instruindo a formação ética, já que a literatura, forma e deforma motivações humanas, profissionais.
Baseado em fatos cotidiano urbano, trabalha denunciando assuntos que são marginalizados pela sociedade, as mazelas do povo. Historias que nos fazem refletir sobre o comportamento humano.
A literatura é um direito de todos. Segundo o mais importante crítico literário brasileiro, Antonio Cândido, a literatura é parte indispensável da humanização, um direito que não deve ser negado a ninguém, mesmo que o leitor não tenha interesse  por textos literários. Negar o direito a literatura a alguém é negar o direito do sujeito ser humano, de exercer sua humanidade. Razão para a literatura fazer partes dos currículos escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário